Homem com H maiúsculo

Homem com H maiúsculo
Por que o homem é a maior obra de arte

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

DIA DO HISTORIADOR (19 de Agosto)

Hoje é nosso dia, Dia do Historiador.
Roubei esse texto do site da Folha Online:

Aprovado pelo senado no dia 9 de setembro de 2008, o Dia do Historiador é comemorado no dia 19 de agosto para homenagear Joaquim Nabuco, que, além de diplomata, escritor, político, jornalista, abolicionista e um dos pais da Academia Brasileira de Letras, era historiador.
A proposta de dedicar um dia aos historiadores (PLS 570/07) é de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF). O texto original estabelecia 12 de setembro como data para as homenagens anuais, a alteração foi sugerida pelo senador Augusto Botelho (PT-RR).
Este é o ano do centenário da morte do intelectual brasileiro. Está sendo lançado um livro que reúne alguns de seus textos mais importantes.

"Essencial Joaquim Nabuco" (organizado pelo historiador Evaldo Cabral de Melo) permite acompanhar a trajetória do intelectual, a evolução de seu pensamento e de suas atitudes. Volume traz textos como "O Abolicionismo" (1883), "Um Estadista do Império" (1897) e "Minha Formação" (1900).
Publicado originalmente em 1884, "O Abolicionismo" é um livro pioneiro na abordagem do tema e uma análise da sociedade brasileira durante a segunda metade do século 19.
Em "Balmaceda", Nabuco reflete sobre o mandato do presidente chileno José Manuel Balmaceda (1840-1891), líder que se matou após a derrota na guerra civil de 1891. Inspirado em "Balmaceda, su Gobierno y la Revolución de 1891", de Julio Bañados Espinosa.


PARABÉNS PELO NOSSO GRANDE DIA! NOSSO DESAFIO É NÃO DEIXAR A SOCIEDADE SE ESQUECER DE ONDE ELA VEIO, POSSIBILITANDO QUE ELA SAIBA ESCOLHER MELHOR PARA ONDE DEVE IR.

2 comentários:

  1. Um projeto meu, particular, é de também estudar história, é muito interessante! Parabéns a todos os historiadores, em especial ao meu amigo Tiago!

    ResponderExcluir