Homem com H maiúsculo

Homem com H maiúsculo
Por que o homem é a maior obra de arte

terça-feira, 24 de março de 2009

Oscar - Continuação

2006 - Os cinco indicados eram muito bons. Adorei BABEL, os hispânicos sabem fazer filmes melhor do que nós brasileiros. Torcia por esse longa, mas também fiquei emocionado com a família de PEQUENA MISS SUNSHINE, obra que, para mim, já nasceu como um clássico do baixo orçamento.


Um filme brilhante sobre o mundo interdependente, globalmente conectado e caótico em que vivemos.


A atriz japonesa Rinko Kikuchi arrasou em seu papel de menina surda e sexualmente fogosa. Merecia muito o oscar que a academia deu à péssima atriz (que na verdade é uma cantora fingindo ser atriz) Jenifer Hudson.


Que família que não se enxerga nessa divertida tragicomédia?

Será que a vitória de OS INFILTRADOS foi uma injustiça? Pode-se cometer um erro para corrigir outros? "Babel" e "Sunshine" mereciam muito mais do que levaram, mas dar o oscar a Scorcese pelo filme errado é pouco perto das injustíssimas derrotas anteriores que ele recebeu!



2007 - ONDE OS FRACOS NÃO TEM VEZ foi o pior filme premiado com um oscar pela academia desde "Chicago". É uma daquelas tragédias que a humanidade sempre passa de tempos em tempos, como o Tsunami e os furacões. Os irmãos Coen são mestres em produzir filmes sobre o nada. Daquele tipo de gente que filme um papel em branco por 3 horas e diz que tem um filme. Os personagens são tão caricatos que chega a doer. O assassino de Javier Barden parece que saiu das canetas de Glória Perez. Já o policial de Tommy Lee Jones sequer tem relevância no filme, pelo menos o ator recebeu uma graninha para não fazer nada! Coitado do personagem de Josh Brolin, que começa bem, mas sai de cena de maneira vergonhosa, como se o ator tivesse morrido antes do fim das gravações, o que teria forçado os diretores a "sumir" com o personagem.


Keira Knightley e James McAvoy fizeram uma química perfeita! Um casal apaixonante!


O olhar da "maligna" Briony combinado à trilha sonora (com aquela máquina de escrever ao fundo) dão o tom de um filme magnífico sobre culpa e remorso.

Os melhores do ano foram DESEJO E REPARAÇÃO e SANGUE NEGRO. Penso que tinha uma leve preferência por este último. Daniel Day-Lewis mostrou o que é ser um bom ator de verdade! Paul Dano mais uma vez está muito bem no papel de um pastor mutreta e cheio de ganância. A cena em que ele humilha o seu adversário na igreja ficou gravada na minha memória: "I abandoned my child!"; Do you believe in Jesus?"; "Yes!". 




Mantendo a minha tradição: adoro filmes que tratam sobre relação entre pai e filho.

Outro fiasco do ano foi o prêmio de roteiro para Juno. Se hollywood continuar importando os roteiros globais de Malhação para lá, o que será do universo?

AGORA SÓ FALTA O ÚLTIMO OSCAR! AGUARDEM!

Para todos esses amores que nos iluminam a vida (The love of Siam)

2 comentários:

  1. Ti, realmente o olhar da Briony é maligno e a trilha sonora do filme Desejo e Reparação é muito interessante, é incrível como aquelas teclas batendo no fundo passam toda a dramacidade das cenas.
    Ai o filme Pequena Miss Sunshine é demais. Eu adoro todos os atores...e eles fazem um trabalho impecável. O final desse filme me surpreendeu, eu estava crente que a meninha ia fazer um número bem gracinha e a gracinha virou uma gatinha selvagem! rs
    O filme Babel é bem intrigante. O que me deixa curiosa é que o diretor faz uma crítica a certos estereótipos...ai me vem a cabeça se aquele México que ele retrata é realmente verdade, aquela coisa toda bagunçada, cheio de gente correndo atrás de galinhas, suja e bêbada...ou se não é uma versão, ou estereótipo que a maioria dos filmes retratam? A atriz japonesa está demais mesmo, merecia o Oscar. Mas fazer o que se a Academia prefere quem canta bem e não a mudinhas!

    ResponderExcluir
  2. hi, Tiago!
    sorry for replying you really late
    i wasnt around here recently because of studying,
    sorry for answering late again...

    you said you like Thailand?
    then we very welcome you to visit sometimes, though

    you can talk with me for sure, sir
    and here is my msn
    apocalypsez_hylosoistz@hotmail.com
    and please let me know it's you when you see me in msn, ok?

    thanks :]

    ResponderExcluir